Participaram da solenidade Leonel Generoso, Superintendente de Áreas Protegidas, e Paulo César, Coordenador de Áreas de Preservação, representando o Instituto Brasilia Ambiental (Ibram); o Administrador Regional do Guará, André Brandão; o Capitão Casas, representando o 4º Batalhão da Polícia Militar; Nilton Soares, vice-presidente da Associação Comercial Industrial do Guará (ACIG), Afonso do Conselho Tutelar, Andréia da Regional de Ensino do Guará, Vanessa Gama, representando o deputado distrital Rodrigo Delmasso; e Cristiano Monteiro, representando o deputado federal Izalci Lucas.
O evento teve início com um café da manhã oferecido ás autoridades e a comunidade. Após o café foram apresentadas pelos moradores e frequentadores do parque os problemas que atingem o parque. Entre as demandas apresentadas pela comumidade estão: a limpeza e o repovoamento do lago e medição da água para detectar os índices de contaminação, finalização da pista de cooper para proteger a nascente, instalação de lixeiras, colocação de duchas para os frequentadores e de pontos de água para facilitar a irrigação das árvores, determinação de um horário de funcionamento, troca da areria da quadra de areia e do parquinho infantil, implantação de um policiamento fixo na área e de um projeto de reflorestamento, assim como a realização periodica de campanhas de conscientização sobre a importância de sua preservação.
Na oportunidade o Administrador do Guará, André Brandão, ressaltou a necessidade de se discutir e oficializar a administração compartilhada do Parque pelo Ibram, a Administração Regional do Guará e a comunidade. Afirmou ainda, que já está disponível no orçamento do DF, o valor de 205 mil reais, proveniente de emenda parlamentar do deputado Rodrigo Delmasso, para ser aplicado na revitalização do parque.
Os representantes do Ibram Leonel Generoso, Superintendente de Áreas Protegidas, e Paulo César, Coordenador de Áreas de Preservação, afirmaram que o órgão está a disposição da comunidade para realização de eventos no parque, sem burocracia e sem ônus, bastando apenas entrar em contato com o órgão. O Denner também será incluido no Plano de Reflorestamento do órgão, utilizando recursos da Compensação Ambiental, no final do ano, quando retorna o período de chuvas. E ressaltaram ainda que já está em discussão pelo órgão a administração compartilhada daquele espaço
Ficou decidido que o IBRAM enviará para a prefeitura as normas de aplicação da identidade visual para as placas informativas a serem aplicadas no interior do Denner, que elaborará a programação visual e entregará as artes finais para a Administração que viabilizará a confecção dessa sinalização visual. Bem como a realização pela manhã no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, de um Mutirão de Limpeza e Plantio de Mudas no Denner.












Nenhum comentário:
Postar um comentário